Equipa

A EQUIPA.

A equipa da Blue Shift conta com profissionais de excelência, que conjugam Know-how com experiência de anos em cadeias nacionais e internacionais, orientando os projetos de forma eficaz e focada, eliminando desperdício e maximizando resultados. Através da criação de estratégias inovadoras, a Blue Shift implementa soluções únicas e adequadas a cada necessidade, assistindo os clientes na definição de objetivos e na otimização dos processos, estabelecendo-se como parceiro estratégico para assegurar o retorno com uma gestão discreta de transações e soluções inovadoras.

FRANCISCO NOGUEIRA DE SOUSA

CEO and Founder


Com apenas 25 anos de idade foi o mais novo Diretor de Vendas e Marketing de sempre na Starwood Hotels & Resorts. Foi-lhe atribuído o prémio de melhor “performance sales person” na Europa em 1999 e o terceiro lugar em 2001.

Foi Diretor de Vendas e Marketing no Westin La Quinta Golf Resort, em Espanha, e no Sheraton Pine Cliffs Algarve, sendo promovido, em 2006, a Diretor Regional de Comunicação e Relações Públicas para a Península Ibérica, responsável por um total de 32 hotéis e resorts.

Regressa a Portugal em 2008, passando pelo Sheraton Lisboa, e novamente pelo Sheraton Pine Cliffs, como Diretor de Operações.

Após uma passagem pela Administração do Martinhal Resort, ingressa no grupo Hotéis Real, como Diretor Geral do Grande Real Villa Itália Hotel & Spa e do Real Oeiras. Em 2011 alarga a sua responsabilidade ao conjunto de cinco unidades do grupo na Grande Lisboa. Lidera uma reestruturação profunda do grupo, criando serviços centralizados, coordenando um rebranding e a otimização operacional das unidades.

Francisco é formado em Gestão Hoteleira e tem diversos diplomas on Liderança, Estratégia, Finanças, Marketing, Branding, Vendas, Six Sigma, e Blue Ocean Strategy, por diferentes escolas como o INSEAD ou a MCE.

Em 2012 fundou a Blue Shift. Simultaneamente foi também Diretor Geral da Luxury Hotel Partners em Portugal.


team_base_filipe-santiago

FILIPE SANTIAGO

Partner | Head of Development and Consulting


Economista pela Nova SBE e com um MBA pelo INSEAD, Filipe Santiago iniciou a sua carreira na área de consultoria estratégica, na Roland Berger e no The Boston Consulting Group. Fez parte do seu percurso na banca, nas áreas de Marketing Estratégico e Banca Direta, cargo que exerceu como Diretor Coordenador. Foi também Diretor Geral do pmelink.pt, à data o maior site de comércio eletrónico em Portugal.

Entrou no turismo em 2007, como Diretor de Desenvolvimento da Tivoli Hotels & Resorts, sendo convidado a integrar o Conselho de Administração em 2010, como Chief Sales & Marketing Officer.

Em 2015, na sequência do colapso do acionista Rio Forte, e da entrada do grupo em PER, assumiu interinamente as funções de COO, com responsabilidade sobre todo o negócio e operação, até à conclusão, com sucesso, da venda do grupo à Minor Hotels.

Desempenhou diversos cargos não executivos, na Banyan Tree/ Termas do Estoril e na Contact, entre outra empresas.

Filipe Santiago foi co-criador e Diretor Executivo da Pós-Graduação Top Management in Hospitality and Tourism, do INDEG-ISCTE, e é atualmente advisor da Nova SBE na área de gestão aplicada ao setor de hospitality.


JOSÉ PEDRO DE ALMEIDA

Revenue Management Achiever


10 Anos de experiência operacional em Revenue Management e Business Intelligence

10 Anos de experiência em vários hotéis como Camporeal Resort, Hotéis Real Portugal, Starwood Hotels and Resorts e Corinthia Hotel Lisbon. Enquanto Diretor de Revenue Management para os Hotéis Real Portugal (9 hotéis e resorts), José Pedro liderou: a implementação dos pilares que permitiram desempenhar as devidas operações de revenue management dentro da organização; A criação de ferramentas de revenue management; Parte da equipa que alcançou o aumento de 898% dos resultados líquidos na propriedade Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, membro da LHW.

Como Diretor de Business Intelligence no Camporeal Resort José Pedro: foi membro da equipa de re-abertura; Preparou a equipa e estrutura para handover de gestão à Dolce Hotels & Resorts; Foi responsável por Vendas, Marketing, Revenue Management, E-commerce e Reservas; Foi também membro da equipa de abertura do Hotel Corinthia Lisbon em 2004, no departamento de Vendas e Marketing. Experiência Internacional na Starwood Hotels & Resorts. Na sua divisão regional em Cork (Irlanda), José Pedro providenciou suporte a mais de 800 hotéis a nível mundial, na área de reservas.

Foi também responsável pela abertura do primeiro escritório, localizado fora da Divisão da América do Norte, de Guest Communication da Starwood, para supervisionar e suportar iniciativas de CRM das divisões de EAME e APAC.

José Pedro é o diretor de revenue management da Blue Shift.


PEDRO CATAPIRRA

F&B Operation Achiever


Especialista em Comidas e Bebidas com 20 anos de experiência acumulada

Pedro foi Diretor de comidas e bebidas na Dolce Hotels & Resorts. Fez parte da lista dos 7 melhores Diretores de comidas e bebidas de Portugal, por 2 vezes consecutivas de acordo com a Publituris e ADHP.

Responsável pela reabertura do Camporeal Resort (Ex. Westin); Sobre a sua gestão alcançou um resultado de 96% na satisfação de clientes;

Foi também Diretor de comidas e bebidas no Hotel Grande Real Villa Itália Hotel & Spa onde: fez parte da equipa de Direção que atingiu um aumento dos resultados do hotel em 898% num período de um ano; Reduziu custos no seu F&B em 32%, aumentando receitas em 53%; Aumentou a captação dos clientes internos em 21%. Como reconhecimento pelo seu trabalho foi promovido a Diretor de hotel dentro do grupo dos Hotéis Real. Liderou o “Turnaround” e a equipa do Hotel Real Oeiras, que faz parte do Grupo Hotéis Real, onde com grandes resultados, restruturou a equipa e otimizou as operações do hotel.

Neste momento é diretor geral do hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra.


team_base_oriol

ORIOL JUVE

Sales Management Achiever


Estudou Gestão Hoteleira Internacional na Ecole Hôtelière de Lausanne, na Suiça, escola número um no reconhecido Worldwide Industry Ranking Survey da Taylor Nelson Sofres (TNS).

Iniciou a sua carreira como Diretor de Restaurante no Hotel The Westin Dragonara, em Malta.

Participou no “Starwood’s Fast Track Management Training” em Lisboa, Porto e Algarve, tendo, de seguida, assumido funções no  Departamento de Marketing do Sheraton Algarve Pine Cliffs.

Passou pelo Departamento de Sales & Marketing do Hotel Campo Real e também do Grupo Béltico, proprietário do Praia D’El Rey Marriott Golf and Beach Resort.

Foi Diretor Geral do Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, que inclui o Restaurante Largo do Paço, com uma estrela Michelin, acumulando também a direção do Hotel Navarras, Casa do Rio e Golfe de Amarante.

Foi também um dos dois co-fundadores e dinamizadores da Associação Porto Golf Destination, que integra os cinco campos de dezoito buracos da região Norte.

É Diretor de Sales & Marketing do Praia D’El Rey Marriott Golf and Beach Resort.


CARLOS GONÇALVES

Kitchen Operations Achiever


Executive Chef com mais de 10 anos de experiência em Hotelaria e membro da direção da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

Foi Sub-chef Executivo Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, onde iniciou o seu percurso profissional – primeiro pela participação na abertura do Hotel, como chef de partida, depois como 1º cozinheiro. Durante 6 anos, foi sub-chefe executivo de Cozinha do Hotel Grande Real Villa Itália.

Carlos Gonçalves foi considerado melhor Chefe da Europa do Sul/Mediterrâneo, ao ser apurado para a final do WACS Global Chefs Challenge. É membro da equipa olímpica sénior de cozinha e detentor de 1 medalha de ouro.

Carlos é atualmente Executive Chef no Praia D’El Rey, Marriott Golf e Beach Resort


PATRÍCIA GALVÃO

Graphic Designer Achiever


Iniciou o seu percurso como paginadora de revistas e foi Art Director responsável pelo desenvolvimento e lançamento de produtos na área editorial. Desenvolveu ainda projetos ligados à área do Turismo.

Tem experiência em desenvolvimento e acompanhamento de Startups. Foi Fundadora e Diretora criativa da empresa Lustte, Lda e da Revista LustteMagazine sendo a responsável pela criação da linha gráfica e conteúdo.

É responsável na Blue Shift pela criação de novos conceitos, soluções criativas e um dos pilares do desenvolvimento de marketing estratégico.


MIGUEL NOGUEIRA DE SOUSA

Real Estate Achiever


Mais de 20 anos de Experiência acumulada em hotelaria

Miguel começou a sua carreira no Hotel Montechoro, passando pelos Hotéis Hilton em Bracknell e Cobham na Inglaterra.

Foi Help Desk Manager no Resort Condominium International onde era responsável pelo supervisionamento do departamento de Help Desk no apoio dos hóspedes e proprietários dos vários Resorts. Foi ainda promotor e vendedor de produtos R.C.I.

No hotel Pine Cliffs & Sheraton Algarve – Starwood Hotels & Resorts, trabalhou durante 15 anos, e desenvolveu as suas aptidões comerciais. Começou como responsável pela promoção e divulgação comercial do clube de férias e Real Estate e posteriormente foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias de vendas e procura de potenciais oportunidades de negócio para o Resort.

Com experiência comprovada em vendas, negociação, liderança de equipas e desenvolvimento de estratégias, Miguel é actualmente Property Consultant na Blue Shift onde é responsável pelo acompanhamento de activos, desde a venda até à sua aquisição.